Todas as vezes que fizestes isso a um destes Yanomami…

“Aprendamos a olhar com o coração, tenhamos um olhar humanizado, um olhar de fé, uma fé concreta, que não se dissipa em sentimentalismos, mas que mexe com nossos sentimentos e com nosso agir”.

Editorial, por Luis Miguel Modino*

YanomamiO Evangelho nos ilumina e nos desafia, nos confronta com aquilo que Deus através de sua Palavra vai nos propondo como caminho a ser seguido. Como batizados e batizadas, enxergar a presença de Deus naqueles com quem a gente se depara é um desafio, nem sempre fácil.

O capítulo 25 do Evangelho de Mateus é um desses textos que tem que ser assumidos como condição indispensável para podermos dizer que nós somos discípulos e discípulas de Jesus. Ele nos diz: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes pequeninos, que são meus irmãos, a mim o fizestes”. Esses pequeninos aparecem cada dia na nossa frente, são o rosto de Jesus que procura e pede a nossa compaixão.

Viver a samaritaneidade é um constante desafio, um termómetro que marca até que ponto nosso coração está aquecido. Só um coração aquecido tem a capacidade de se deixar interpelar pelo sofrimento alheio, de enxergar que nos pequeninos é Jesus, é o mesmo Deus que está ao nosso lado.

Ver os corpos doloridos dos Yanomami, escutar os relatos de tantas situações que vivem em seu dia a dia, é algo que tem que mexer com nossa humanidade, mas também com nossa fé cristã. O Deus cristão não é alguém que fica distante, lá no céu, o Deus de Jesus Cristo é aquele que se faz gente, que se faz pequeno, aquele com quem nós nos deparamos cada vez que a vida coloca na nossa frente um destes pequeninos.

Não podemos ignorar as mulheres, as adolescentes, que no meio da floresta estão sendo estupradas, violentadas, levadas ao suicídio. Tem que mexer com a gente os corpos de inocentes que boiam no rio porque não aceitaram a “lei do garimpo”. As crianças que sofrem desnutrição porque o povo Yanomami já não pode mais plantar sua roça, tem que mexer conosco. As vítimas da malária porque os mosquitos se instalaram nas balsas de garimpo espalhadas na mata, não podem nos deixar impassíveis.

É Ele que está nos olhando e é com Ele que a gente se tornou insensível. É Ele que está sofrendo, que está sendo crucificado na Cruz do lucro, na Cruz do Ouro, na Cruz da Injustiça, na Cruz de uma sociedade que virou as costas para esses pequeninos, para esses Yanomami.

Nunca esqueça que eles são seres humanos, que eles são filhos e filhas de Deus, que eles são nossos irmãos, nossas irmãs, que eles e elas são o próprio Cristo, que questiona minha consciência e me diz: enxerga minha presença, eu estou neste corpo sofrente, eu estou esperando por sua compaixão.

Naquela aldeia distante, na beira daquele rio no meio da floresta, Deus está gritando, Jesus está me dizendo: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes pequeninos, que são meus irmãos, a mim o fizestes”. Será que tenho vontade de escutar seu clamor, seu grito de dor?

Ouça: 

Leia também: 

*Missionário espanhol e assessor de comunicação do Regional Norte 1 da CNBB*