Bivalente: Amazonas recebe mais 97 mil novas doses da vacina

Doses serão distribuídas a municípios

Mais 97.200 doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 chegaram ao Amazonas e serão utilizadas nas campanhas de vacinação contra a doença nos municípios do estado. As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original da Covid-19, além da ômicron e as subvariantes dela.

As doses chegaram a Manaus, nessa quinta-feira (02/03), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, e foram escoltadas até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“Com a vacinação, é possível reduzir significativamente o número de casos, além do agravamento dos quadros clínicos, prevenindo hospitalizações e óbitos. A vacina é ferramenta crucial na luta contra a pandemia”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

A Semsa informa que 55 unidades de saúde estão com os imunizantes disponíveis para idosos de 60 anos ou mais, grávidas e puérperas, e imunossuprimidos com 12 anos ou mais. É preciso que as pessoas tenham completado pelo menos quatro meses desde a segunda dose ou a última dose de reforço recebida. Os demais quatro grupos prioritários (indígenas aldeados, ribeirinhos, quilombolas e residentes ou trabalhadores de instituições de longa permanência) são alcançados por meio de estratégias específicas para cada um deles.

A Semsa aguarda posicionamento do Ministério da Saúde para ampliar a oferta do imunizante para outros públicos.

“Temos uma estimativa de cerca de 138 mil pessoas aptas para receber a bivalente na capital amazonense, mas ainda estamos com uma procura um pouco lenta. Estamos facilitando o acesso à vacina com algumas unidades de horário ampliado, que vão até as 20h em dias úteis, e que funcionam das 8h às 12h aos sábados, para garantir que todas as pessoas incluídas nesta fase sejam beneficiadas”, observa a secretária de saúde do município Shádia.

A lista com os endereços e horários das salas de vacina pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br ou direto no link bit.ly/localvacinacovid19. Os usuários precisam buscar o ponto mais próximo portando documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina.

Quem pode tomar a bivalente

A vacinação com as doses bivalentes ocorre em fases. O esquema vacinal para os grupos prioritários é de uma dose de vacina bivalente (reforço) para as pessoas que apresentarem, pelo menos, o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes. Quem não faz parte dos grupos prioritários deve concluir a imunização com doses monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou do esquema primário com monovalentes.

Os grupos prioritários são: Pessoas a partir de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, como asilos, com idade a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores destas instituições; imunocomprometidos; comunidade indígenas, ribeirinhas e quilombolas; gestantes e puérperas.

Com informações FVS-RCP

Foto: Anne Alves/FVS-RCP e Mauricio Bazilio

Leia também: