Agradecimento da CNBB a dom Sérgio Eduardo Castriani

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 27 de novembro, o pedido de renúncia apresentado por dom Sérgio Eduardo Castriani ao governo pastoral da arquidiocese de Manaus (AM) e nomeou como novo arcebispo dom Leonardo Ulrich Steiner, transferindo-o da sede titular de “Tisiduo” e do ofício de auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom Sérgio Castriani e saudação a dom Leonardo Steiner.

Confira:

Estimado irmão, Dom Sérgio Castriani, saúde e paz!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta agradecimento a Deus por sua trajetória episcopal ao lado do povo da Amazônia. Neste novo tempo, deseja que seja a emeritude mais um momento de graça em sua vida.

Nossa gratidão se reforça ao recordarmos sua contribuição para a caminhada da Igreja no Brasil, por meio de sua atuação com os jovens do Amazonas e de Roraima; os oito anos à frente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial dessa Conferência, no período em que iniciamos o importante projeto de cooperação missionária com a Igreja no Haiti. Neste período pós-sinodal, recordamos ainda sua presença como membro da Comissão Episcopal para a Amazônia e articulador no percurso sinodal.

Do Papa Francisco, destacamos a renovada esperança nas promessas do Senhor: “É melhor sermos sempre mansos, porque assim se realizarão as nossas maiores aspirações: os mansos «possuirão a terra», isto é, verão as promessas de Deus cumpridas na sua vida. Porque os mansos, independentemente do que possam sugerir as circunstâncias, esperam no Senhor, e aqueles que esperam no Senhor possuirão a terra e gozarão de imensa paz (cf. Sal 37/36, 9.11)” (Papa Francisco, Exortação Apostólica Gaudete et Exultate, 74).

Rogamos a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, nos unindo ao clero, religiosos e todo o povo da arquidiocese de Manaus nesta prece cheia de gratidão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

 

Saudação da CNBB a Dom Leonardo Ulrich Steiner

Estimado irmão, Dom Leonardo Ulrich Steiner,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB agradece a solicitude do Santo Padre para com a Igreja no Brasil e o saúda pela nomeação como novo Arcebispo da Arquidiocese de Manaus – AM.

O período no qual o senhor esteve a serviço da CNBB como secretário-geral, entre 2011 e 2019, o qualifica para fazer frutificar a ação evangelizadora em solo amazônico, particularmente num período tão especial após o Sínodo dedicado à região, onde devemos acolher a realidade “como uma dádiva, habitando na criação, não como meio a ser explorado, mas como casa a ser guardada, confiando em Deus”, como ensinou o Papa Francisco na missa de encerramento do Sínodo para a Amazônia.

É do Santo Padre que resgatamos uma frase que marca uma das iniciativas da CNBB que, com tanto carinho, o senhor colocou em prática, o Ano da Paz: “Trata-se de ser artesãos da paz, porque construir a paz é uma arte que requer serenidade, criatividade, sensibilidade e destreza”.

Fazemos nossos votos de fecundo ministério confiando à proteção e intercessão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: CNBB