Procissão da Padroeira do Amazonas deve reunir 60 mil fiéis nas ruas do centro de Manaus

A Arquidiocese de Manaus, por meio da Catedral Metropolitana de Manaus, volta a realizar, no dia 8 de dezembro, a programação presencial da Padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Neste ano, a festa tem por tema “Tu és Nossa Mãe”. A tradicional procissão pelas ruas do Centro Histórico está prevista para iniciar às 16h30, e em seguida a Missa Campal presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner. Para este momento são esperados cerca de 60 mil fiéis devotos.

A festa da Padroeira do Amazonas  foi precedida pelo novenário realizado de 29 de novembro a 7 de dezembro, na Catedral Metropolitana de Manaus, com a participação de vários grupos e pastorais. No dia 2 dezembro, após a novena houve a entrega do Prêmio da Imaculada à Fundação e Rádio Rio Mar pelas três edições da Caravana Rio Mar Cultural – Arte e Social realizadas no ano de 2022, oferecendo diversos serviços a pessoas carentes.  No dia 3 de dezembro, aconteceu o primeiro Círio da Imaculada “Cunhantã-Curumim”, com a presença de centenas de crianças e adolescentes.

Neste ano, haverá mudança no percurso da procissão que agora deverá iniciar pela Av. Sete de Setembro, seguir pela Av. Joaquim Nabuco, Rua Ramos Ferreira, Av. Getúlio Vargas, Rua 24 de Maio, finalizando na Av. Eduardo Ribeiro.

 

DEVOÇÃO NO AMAZONAS

A devoção à Nossa Senhora da Conceição data de 1659, quando foi trazida ao Amazonas pelos Missionários Carmelitas. A Festa da Imaculada Conceição foi inscrita no Calendário Litúrgico da Igreja Católica em 1477, pelo Papa Sisto IV. Quanto ao Dogma da Imaculada Conceição, isto é, Maria concebida sem pecado (por isso imaculada), este foi proclamado em 8 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX.

FEIRA DA SOLIDARIEDADE

Dentro da programação da festa de Nossa Senhora da Conceição, acontece nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, a XI Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar organizada pela Cáritas Arquidiocesana, na Praça da Matriz, das 8h às 18h.

A Feira tem o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelas diversas iniciativas de Economia Popular Solidária apoiados e fomentados pela Cáritas de Manaus. Ao todo são 42 estandes com artesanatos, confecções, comidas típicas, remédios naturais, produtos da agricultura familiar, bazar, sabão ecológico, vassouras de garrafas pets, entre outros. São empreendimentos formados por grupos de jovens, mulheres, cooperativas e associações na construção de alternativas inovadoras, visando a geração do trabalho e inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem compra e quem troca seus saberes, tendo por princípios a autogestão, a solidariedade, o respeito à natureza, o comércio justo e o consumo solidário.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar