Startup “Trocados” é case de sucesso apresentado em workshop na Faculdade Santa Teresa

A Faculdade Santa Teresa, em Manaus (AM), realizou nesta terça-feira (27) o Workshop Empresarial com os fundadores da startup amazonense ‘Trocados’, criada em 2014. O Designer Silvestre Paiva e o estatístico Amaike Keric falaram sobre o surgimento e o crescimento da carteira digital, que já possui mais de 3,5 milhões de transações, movimentando cerca de R$ 8 milhões.

Em 2021, alcançou uma média de 89 mil pessoas, por mês, em Estados do Norte e Nordeste e em mais de 200 estabelecimentos. A sede está localizada no bairro Vieiralves, na capital amazonense, e conta com 20 colaboradores.

Para alcançar esses dados, houve uma longa trajetória, começando pela pesquisa de mercado. “Quando você está começando, precisa de técnicas e metodologias mais rápidas para ir validando, ainda não é uma pesquisa científica, um TCC”, disse Silvestre Paiva.

O problema que se transformou em solução

A ideia dos amazonenses surgiu de um problema com troco em Manaus. Ao invés de você deixar de receber o seu troco porque a empresa não tem trocado, você recebe os créditos em uma carteira digital pelo celular: a Trocados. Não precisa nem fazer cadastro, basta informar o número do celular. Ao longo dos primeiros anos, o escritório era a Praça de Alimentação de um shopping na capital amazonense.

“Porque a gente traz isso para cá? Porque a gente se limita dizendo que não tem lugar para trabalhar, não tem home office. Quando a gente quer alguma coisa, a gente dá um jeito”, reforçou.

Os empreendedores possuíam empregos e conciliaram o projeto por um tempo, mas com o crescimento precisaram de dedicação exclusiva à startup.

Case de sucesso e oportunidade

A mediadora do Workshop Empresarial, professora Joziane Mendes, comenta que a pandemia acelerou o processo do empreendedorismo e a história dos fundadores da Trocados, muitas vezes, se confunde com a de muitos empreendedores amazonenses.

“De maneira, muitas vezes inusitada, curiosa, sem tanto conhecimento científico e técnico sobre a temática, mas, com o decorrer do processo de descoberta de empreender, acaba aprendendo e desenvolvendo nichos de mercado e serviços até então desconhecidos”, afirmou.

Assista ao Workshop

A Diretora da Faculdade Santa Teresa, Amanda Estald, lembra a importância de apresentar cases de sucesso aos alunos. “Criar essa startup de uma ideia que saiu do papel: é isso que a gente trabalha e acredita nas salas de aula,  nossos professores trabalham isso com nossos alunos”, afirmou.

Para o Coordenador dos cursos de gestão da instituição, o exemplo da Trocados destaca a importância da difusão do conhecimento na área. “Quanto mais você se profissionalizar, estudar e buscar qualificação, é uma possibilidade de amplo conhecimento e trazer a oportunidade para si”, afirma.

Ouça a reportagem:

Parceria

A Trocados é parceira da Rádio Rio Mar, do programa Esporte Notícia de Primeira Local, com Ivan Guimarães e Carlos Martins. Durante o Workshop, as equipes de marketing e da Fundação Rio Mar montaram um stand na Faculdade Santa Teresa e distribuíram brindes, como camisetas, copos, adesivos e ingressos para o cinema Kinoplex aos participantes.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar