Problema de contaminação da água de Parintins continua, aponta novos relatórios de análise

Novos relatórios de acompanhamento da qualidade da água dos poços que abastecem Parintins, realizados no final de novembro, pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), indicam a permanência da contaminação por nitrato e alumínio, em altíssima concentração. Por conta disso, o pH da água apresenta acidez elevada, fora dos padrões recomendados para o consumo humano.

As análises não identificaram a presença de resíduos que apontem que venha sendo feito tratamento com cloro, uma exigência em captação subterrânea. Nas coletas realizadas, o índice de cloro na água foi zero. Segundo o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, são necessárias medidas urgentes e imediatas.

Os relatórios foram encaminhados para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), órgão ao qual a Cosama é vinculada. Também serão enviados à Prefeitura do município e aos órgãos competentes. Em Parintins, as ações de saneamento são executadas por empresa municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

No dia 27 de novembro, a coleta da água foi feita em 18 pontos da cidade. Em todos eles, o pH, que deve estar entre 6 e 9, ficou abaixo do desejado – no máximo, chegando a 3,87. A presença de nitrato, nesse dia, foi registrada em todos os pontos de coleta, em alta concentração. O nitrato é uma substância que indica a contaminação da água por resíduos de esgoto.

No dia 28, a coleta foi realizada em 10 pontos da cidade. Em todos eles, o pH ficou abaixo de 6, entre 2,3 e 3,75, indicando alta acidez, muito além do satisfatório. Foi constatada a contaminação por nitrato, ficando na faixa de 100 mg/l.

No dia 29, mais uma vez foi constatada a contaminação por nitrato, com resultados na faixa de 100 mg/l. Os níveis alcançados na Escola Estadual Tomazinho foram de 238,0 mg/l, um dado extremamente preocupante.

Também em novembro, o governador do Amazonas, Wilson Lima, se colocou à disposição da Prefeitura de Parintins para ajudar no que for preciso, para melhorar o serviço de tratamento e abastecimento de água da cidade.

Na última sexta-feira (1º), a contaminação dos poços que abastecem a cidade foi tema de Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no município.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Cosama