Para combate crimes de violência doméstica, Ronda Maria da Penha tem frota ampliada

Em 2023, 1.183 mulheres foram beneficiadas com o projeto Ronda Maria da Penha. Atualmente, 227 estão em atendimento. Quatro municípios do Amazonas contam com o programa, além de Manaus: Manacapuru, Parintins, Tefé e Itacoatiara. A expectativa é ampliar o alcance de localidades ainda em 2024.

A Ronda Maria da Penha contava com quatro viaturas para atender todas as zonas da cidade. Neste mês, a iniciativa ganhou sete novos veículos visando ampliar a cobertura das patrulhas.

Segundo a comandante do Ronda Maria da Penha, major Tatiana Sousa, o trabalho feito por toda equipe envolve um acompanhamento quinzenal das vítimas assistidas. Com mais viaturas, a frequência das visitas vai ampliar e garantir a agilidade nas ocorrências também.

O programa exerce na prática a Lei nº 11.340, também conhecida como Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, com foco na defesa de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com atuação em toda a capital amazonense.

Quem necessita do serviço destaca que ele é importante para garantir segurança a vítima. Esta dona de casa recebe atendimentos quinzenais da Ronda Maria da Penha.

Desde o início do programa, em 2014, mais de 5 mil mulheres receberam suporte. A expectativa é alcançar mais localidades ainda em 2024.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Antonio Lima/Secom