Baixa adesão faz Ministério da Saúde ampliar campanha de imunização até o fim de setembro

O objetivo da campanha de imunização contra a poliomielite é atingir a cobertura de 95%. Meta que não foi alcançada até o dia 6 de setembro, quando apenas 35% do público-alvo recebeu o imunizante. Por este motivo o Ministério da Saúde prorrogou até o dia 30 de setembro. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, convoca pais e responsáveis de crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade.

A expectativa é imunizar 14,3 milhões de crianças, porém apenas 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização. Desde 1994, o Brasil tem certificado de erradicação da chamada paralisia infantil, mas com a baixa cobertura nos últimos anos um sinal de alerta foi acionado.

Os Estados Unidos registrou o primeiro caso de poliomielite depois de 29 anos em 2022. Como a doença é contagiosa aguda causada por um “poliovírus selvagem” (PVS) pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. A poliomielite ataca a medula espinhal pode provocar uma paralisia irreversível. Em Manaus, a rede municipal de saúde disponibiliza o imunizante contra a doença.

 

Vacinação em Manaus

Em Manaus, a semsa oferta 171 salas de vacina, distribuídas em todas as zonas da cidade, que funcionam em horários estratégicos. A lista com endereços e horários de cada unidade pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br.

Até a última terça-feira, as salas de vacina de Manaus registraram aplicação de 58 mil 778 doses, o que representa cerca de 41% do público estimado para campanha na cidade. Os dados são do sistema municipal de vacinação.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo/Tomas Silva/Agência Brasil