Mobilidade urbana ameaçada: Manaus registra alta de 34% em obstrução de calçadas

Caminhar em alguns pontos da capital amazonense requer atenção devido a mobilidade reduzida. Reclamação do pedestre registra alta de 34% nos primeiros oito meses de 2022. As denúncias são feitas junto ao Implurb – Instituto Municipal de Planejamento Urbano.

De janeiro a agosto foram 650 notificações, 29 infrações, 17 embargos, uma interdição e 63 demolições administrativas. A obstrução de calçada corresponde a mais de 50% de todas as fiscalizações realizadas pela Gerência de Postura do Implurb, isso em 1 ano. O total do setor é de 1.213 e só a obstrução soma 650 ocorrências, o equivalente a 53%.

Para o diretor de Planejamento do órgão, Pedro Paulo Cordeiro, é necessário que a população não transforme áreas públicas em particulares, tomando o bem de uso coletivo para benefício particular. Ele destaca as áreas com maior incidência do problema em Manaus.

Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque Ordem, o 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos, e por e-mail, para o diskordem.implurb@pmm.am.gov.br . A fiscalização é diária.

A obstrução de calçadas e logradouros públicos lidera o ranking de irregularidades urbanas fiscalizadas pela Prefeitura de Manaus.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Semcom/Divulgação