Ipem Amazonas identificou irregularidades em comércios de oito municípios da calha do Rio Madeira. As inspeções foram feitas entre março e abril deste ano, em 305 estabelecimentos comerciais do interior do Estado.
Ao todo, 757 produtos e instrumentos foram avaliados pelos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM. As inspeções ocorreram entre os dias 12 de março e 8 de abril deste ano, nos municípios de Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Borba, Nova Olinda do Norte e Urucurituba. 11% dos itens fiscalizados foram reprovados por apresentarem irregularidades.
De acordo com Renato Marinho, diretor-presidente do Ipem Amazonas, a operação teve o objetivo de orientar comerciantes e consumidores.
- Campanha incentiva destinação do IR a ações e políticas em prol das crianças e idosos
- Centro Vasco Vasques tem posto de atendimento do TRE-AM; saiba mais
Ainda segundo Renato Marinho, a maioria das irregularidades foi constatada em balanças comerciais e bombas de combustíveis.
Os 16 estabelecimentos comerciais notificados terão um prazo de dez dias para apresentarem defesa junto ao órgão. Em caso de condenação, as multas podem variar entre R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão. Em casos de denúncias, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem Amazonas, por meio do número 0800 092 2020 ou pelo WhatsApp no 99261-7143.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar