Ipem AM identifica irregularidades em comércios de oito municípios da calha do Rio Madeira

Ipem Amazonas identificou irregularidades em comércios de oito municípios da calha do Rio Madeira. As inspeções foram feitas entre março e abril deste ano, em 305 estabelecimentos comerciais do interior do Estado.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Ao todo, 757 produtos e instrumentos foram avaliados pelos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – Ipem/AM. As inspeções ocorreram entre os dias 12 de março e 8 de abril deste ano, nos municípios de Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Borba, Nova Olinda do Norte e Urucurituba. 11% dos itens fiscalizados foram reprovados por apresentarem irregularidades.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

De acordo com Renato Marinho, diretor-presidente do Ipem Amazonas, a operação teve o objetivo de orientar comerciantes e consumidores.

Ainda segundo Renato Marinho, a maioria das irregularidades foi constatada em balanças comerciais e bombas de combustíveis.

Os 16 estabelecimentos comerciais notificados terão um prazo de dez dias para apresentarem defesa junto ao órgão. Em caso de condenação, as multas podem variar entre R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão. Em casos de denúncias, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem Amazonas, por meio do número 0800 092 2020 ou pelo WhatsApp no 99261-7143.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar