Campanha incentiva destinação do IR a ações e políticas em prol das crianças e idosos

O foco da campanha é conscientizar o cidadão contribuinte do Imposto de Renda da capital amazonense a destinar parte da contribuição aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa. Os recursos serão investidos em ações de cuidado e defesa dos grupos, como destaca o coordenador de Educação Fiscal da Secretaria Municipal de Finanças,  Edson Fernandes.

Para participar da iniciativa “Eu sou cidadão solidário” é necessário acessar o programa da Receita Federal e clicar em doações diretamente na declaração. O valor é calculado automaticamente. Para garantir o processo, o doador precisa preencher a declaração completa, depois é só imprimir o documento e pagar dentro do prazo de vencimento. O contribuinte não paga nada além do Imposto devido.

Em Manaus, equipes das secretarias municipais e organizações da Sociedade Civil (OSCs) que desenvolvem ações voltadas a crianças e idosos realizam blitz simultâneas em diferentes pontos da cidade para incentivar a doação.  A coordenadora de Administração da Fundação Dr. Thomas, Gracilene Celestino, relata como a verba é utilizada em prol do público idoso.

O processo de repasse e aplicação da doação é fiscalizado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O contribuinte pode acompanhá-lo por meio da internet, com as ferramentas de transparência disponíveis.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação