Meio ambiente: Consulta pública busca sugestões sobre a melhor forma de descartar plásticos

A consulta faz parte do Programa Lixão Zero e o Programa Nacional de Logística Reversa e está alinhada ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A intenção do Ministério do Meio Ambiente com a realização da consulta pública iniciada no dia 6 de outubro é aumentar a reciclagem do plástico e evitar o descarte inadequado nas ruas, rios e mares.

A reciclagem é um importante aliado na diminuição da emissão de gases de efeito estufa e do consumo de água, bem como de energia na indústria. Com o advento da logística reversa, as embalagens plásticas retornam ao ciclo produtivo, gerando empregos verdes, preservação de recursos naturais e redução da poluição ambiental.

A proposta da consulta voltada ao regulamento da logística reversa abrange fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos comercializados em embalagens de plástico e enfatiza a importância do consumidor. A medida também visa estimular a inserção produtiva e a remuneração de cooperativas de catadores de materiais recicláveis na prestação de serviços de coleta, triagem e transporte de embalagens de plástico. O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, destaca o índice de reciclagem a ser alcançado nos próximos anos.

Pesquisas apontam que o plástico leva mais de 400 anos para se decompor. As contribuições da população para alcançar essa meta podem ser feitas até o dia 4 de novembro, exclusivamente por meio da plataforma gov.br/participamaisbrasil.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil