Consumidor – Firmar a contratação de um serviço sem antes apresentar orçamento ao cliente, ou mesmo fazer a cobrança de uma dívida inexistente são algumas das práticas abusivas mais comuns cometidas pelas empresas, práticas essas que muitas vezes passam despercebidas.
Em três anos, mais de 160 mil processos relacionados ao consumidor foram registrados em Manaus e em Iranduba, de acordo com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Em 2019 foram 40,8 mil processos; em 2020, 64,8 mil, e em 2021, foram 55,2 mil.
Para o advogado e presidente da comissão de defesa do consumidor da OAB-Amazonas, Reginaldo Oliveira, os números chamam a atenção para a necessidade de o consumidor buscar ajuda caso se sinta prejudicado.
Entre os casos registrados mais comuns que levaram o consumidor a recorrer, segundo o Tribunal de Justiça, estão: a inclusão indevida em Cadastro de Inadimplentes, prática abusivas por parte das empresas e danos materiais.
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Caso o cliente não tenha condições financeiras de pagar um advogado, pode procurar um na Defensoria Pública do estado, sem custos. O importante é conhecer os seus direitos, e se for preciso, lutar por eles.
Rebeca Beatriz -Rádio Rio Mar