Em três anos, Manaus e Iranduba registram 160 mil processos relacionados ao consumidor

Consumidor – Firmar a contratação de um serviço sem antes apresentar orçamento ao cliente, ou mesmo fazer a cobrança de uma dívida inexistente são algumas das práticas abusivas mais comuns cometidas pelas empresas, práticas essas que muitas vezes passam despercebidas.

Consumidor sofre com prática sabusivas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Consumidor sofre com prática sabusivas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em três anos, mais de 160 mil processos relacionados ao consumidor foram registrados em Manaus e em Iranduba, de acordo com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Em 2019 foram 40,8 mil processos; em 2020, 64,8 mil, e em 2021, foram 55,2 mil.

Para o advogado e presidente da comissão de defesa do consumidor da OAB-Amazonas, Reginaldo Oliveira, os números chamam a atenção para a necessidade de o consumidor buscar ajuda caso se sinta prejudicado.

Entre os casos registrados mais comuns que levaram o consumidor a recorrer, segundo o Tribunal de Justiça, estão: a inclusão indevida em Cadastro de Inadimplentes, prática abusivas por parte das empresas e danos materiais.

Caso o cliente não tenha condições financeiras de pagar um advogado, pode procurar um na Defensoria Pública do estado, sem custos. O importante é conhecer os seus direitos, e se for preciso, lutar por eles.

Rebeca Beatriz -Rádio Rio Mar