Eleições 2022: TRE-AM, órgãos de segurança e fiscalização realizam balanço do pleito

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas fez um balanço do pleito realizado neste domingo, 2 de outubro de 2022. Durante coletiva de imprensa, órgãos envolvidos nas Eleições 2022 divulgaram dados. O TRE  informou que durante o 1º turno foram substituídas no estado, 64 urnas eletrônicas e outras 136 tiveram que ser reinicializadas. Em duas urnas, uma em Manaus e outra em Coari, a votação ocorreu de forma manual e a apuração dos votos será feita de forma mista.

Na opinião do desembargador Jorge Lins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, apesar destes dados, o pleito aconteceu dentro da normalidade, tanto na capital quanto no interior.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas registrou crimes eleitorais em Manaus e em outras 14 cidades do interior. No 1º turno das Eleições foram 49 crimes eleitorais, totalizando 52 prisões, sendo 12 em flagrante e 40 de eleitores. O general Mansour, secretário da pasta, destacou os delitos.

Registros mostram, ainda, a apreensão de mais R$ 16,4 mil em espécie e de 2,6 mil materiais de campanha. Também foram retidos nove veículos e duas armas de fogo.

A Polícia Federal divulgou que, durante a Operação Eleições 2022, apreendeu em Manaus 23 cestas básicas, material de campanha, listagem de nomes com possíveis eleitores e aproximadamente R$2.100,00 em dinheiro, que seriam distribuídos em favor da campanha de um candidato a Deputado Federal e uma Candidata a Deputada Estadual. A mulher que fazia a distribuição foi presa em flagrante pela Polícia Militar e encaminhada à sede da Polícia Federal, tendo a autoridade policial admitida a prisão.

Houve também a apreensão de documentos de requisição de gasolina para possível distribuição irregular de combustíveis, no bairro da Compensa. Três pessoas, que estavam abastecendo no momento da abordagem policial, utilizando esse tipo de requisição, foram encaminhadas à sede da Polícia Federal para prestar depoimento.

Outro caso envolveu um servidor terceirizado, que prestava serviço à Justiça Eleitoral, ele foi abordado no momento em que fazia vídeo dentro da van que transportava urnas eletrônicas. O servidor foi conduzido à PF. O delegado federal, Fábio Pessoa, relatou os casos registrados no interior do Amazonas.

O Ministério Público Estadual também participou da coletiva e destacou o número baixo de ocorrências no 1º turno das Eleições 2022. Como aponta a procuradora regional eleitoral Catarina Sales.

O item trânsito foi considerado tranquilo por parte do diretor de operações do IMMU – Instituto Municipal de Mobilidade Urbana. Stanley Ventilari relatou durante a coletiva que houveram, apenas, problemas pontuais.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução