Teatro Amazonas tem obras de acessibilidade concluídas

As obras de adequação de acessibilidade num dos mais importantes pontos turísticos da capital, o Teatro Amazonas, foram entregues nesta sexta-feira, 08. Na oportunidade, foi realizada a entrega de uma plataforma de acessibilidade inclinada, que irá permitir que Pessoas com Deficiência (PcD) e/ou mobilidade reduzida possam ter acesso ao espaço com mais segurança e conforto. Na ocasião, também, foi realizado o teste na estrutura, que é inédita em um ponto turístico do estado.

Além do Teatro Amazonas, que agora está totalmente acessível após os serviços de adaptações de banheiros e camarins, instalação de piso tátil de inox para alerta e direcionamento às pessoas com deficiência visual, instalação de plataforma inclinada e elevador panorâmico, outros pontos turísticos da capital também estão recebendo obras para adequação de acessibilidade, como: o Palácio da Justiça, Palacete Provincial, Palácio Rio Negro, Teatro Chaminé e Casa Eduardo Ribeiro.

O projeto de adequação de acessibilidade para os principais atrativos turísticos da cidade de Manaus está sendo executado pela Seinfra, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015), com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da SEC, juntamente com os demais órgãos fiscalizadores.

Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, a execução de obras de acessibilidade é de fundamental importância para toda a população.

“Hoje nós concluímos os serviços de acessibilidade no Teatro Amazonas e, em breve, outros cinco pontos turísticos da capital também estarão prontos para oferecer espaços mais acessíveis, garantindo mais dignidade, comodidade e uma melhor locomoção para pessoas com deficiência”, destacou.

O Teatro Amazonas também recebeu serviços na parte externa, como a instalação de pisos táteis, sinalização vertical e sinalização sonora nos semáforos localizados no entorno do monumento turístico, rampas de acessibilidade, locais de embarque e desembarque para veículos e mapa tátil na entrada do teatro, para orientar os usuários quanto à localização dos ambientes comuns e de acesso ao público, auxiliando o usuário na sua tomada de decisão quanto ao caminho a percorrer.

Inclusão

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a nova aquisição do Teatro Amazonas reforça o conjunto de iniciativas que democratizam o acesso dos PcD a um dos maiores atrativos culturais do Estado.

“Os recursos disponíveis no teatro às pessoas com deficiência facilitam o acesso ao espaço cultural. A rampa de acessibilidade cria um ambiente moderno, com uma tecnologia indicada para ampliar a participação de todos nas diversas manifestações culturais e artísticas. O teatro já dispõe de tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com uso do tablet e do recurso de audiodescrição, utilizados em todos os espetáculos”, assegura o secretário.

Rádio Rio Mar com informações da assessoria

Fotos: Lorena Furtado / Seinfra e Lincoln Ferreira / Sejusc