Sobe para 15 o número de casos de Síndrome Inflamatória infantil; duas mortes foram confirmadas no AM

Subiu para 15 o número de casos registrados da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica no Amazonas. Todos os casos foram notificados em Manaus, em razão da cidade possuir uma maior estrutura e recursos diagnósticos. São 11 casos oriundos de Manaus, dois de Tabatinga, 1 no Careiro e 1 em Manacapuru. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

Entre os casos confirmados, por faixa etária, cinco (33,3%) são crianças menores de um ano, sendo três do sexo feminino e dois do sexo masculino. Outras cinco (33,3%) crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, sendo quatro do sexo masculino e um do sexo feminino. Em menor porcentagem (20%), há três crianças na faixa etária de 5 a 8 anos, dois do sexo masculino e uma do sexo feminino. Na faixa etária de 10 a 13 anos, são duas crianças, sendo uma de cada sexo.

O diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, salienta a importância do olhar diferenciado do profissional de saúde para o diagnóstico da SIM-P em criança ou adolescente. “Diante do cenário de aumento de casos de Covid-19, é essencial a atenção dos profissionais para os pacientes que atendam os critérios clínicos e, assim, garantir o diagnóstico adequado e a investigação necessária”, avaliou.

Dos casos confirmados no Amazonas, dez pacientes apresentaram alta médica, três permanecem internados, sendo acompanhados por uma equipe multiprofissional, e dois evoluíram para óbito.

Sintomas

Entre os sintomas da Síndrome estão: febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa; conjuntivite; manchas no corpo; diarréia; dor abdominal; náuseas; vômitos; e comprometimento respiratório, cardíaco e gastrointestinal, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.

Fonte: FVS-AM

Foto: Divulgação