O acumulado do ano e dos últimos 12 meses, fez com que o Estado já registrasse um desempenho superior ao do ano passado.
Neste mês de maio, as vendas do Setor de Serviços do Amazonas registraram queda de 3,8%, na comparação com o mês anterior. O resultado ficou na contramão do desempenho interanual que cresceu 3,1%, e do acumulado do ano que teve alta de 6,8%. O acumulado dos últimos 12 meses também teve saldo positivo, de 2,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Produção Industrial do Amazonas registra queda de 5,3% em maio deste ano
- Vendas do comércio amazonense crescem 2,0% em maio deste ano, segundo o IBGE
Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que o desempenho do Setor de Serviços do Estado, em 2024, é bem melhor que o do ano passado.
A média móvel dos últimos 12 meses indica que o setor de Serviços, no Amazonas, enfrentou períodos de maiores retrações, em 2023, se recuperando no primeiro trimestre de 2024, tendo leve queda em abril e maio. Ainda segundo Luan Rezende, o acumulado do ano e dos últimos 12 meses criam boas expectativas para as próximas avaliações.
Em maio deste ano, os Estados que tiveram os melhores desempenhos de Serviços foram o Tocantins, com 27,7% de crescimento; Mato Grosso, com 6,2%; e o Rio Grande do Norte, com 2,2%.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar