A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SES/AM atendeu cerca de 2 mil pacientes da Rede Estadual, nesse sábado 11/02. Os atendimentos, em formato de mutirão de consultas e exames, ocorreram nas Policlínicas Codajás e Gilberto Mestrinho, localizadas nas zonas Sul e Central de Manaus, respectivamente. O objetivo da ação é diminuir as filas de espera, de consultas e exames especializados, do Sistema Nacional de Regulação – Sisreg.
- BR-174: Moradores da zona rural terão ações de saúde ampliadas
- Amazonas recebe primeiro lote de vacina bivalente da Pfizer; Confira locais de vacinação
A intensificação dos atendimentos médicos, faz parte do plano de 100 dias de governo da atual administração do Estado. A expectativa é que outras edições do mutirão sejam realizadas, nas próximas semanas, em outras zonas da capital amazonense, conforme destaca do secretário estadual de saúde, Anoar Samad.
Na Policlínica Codajás, localizada no bairro Cachoeirinha, na zona Sul da capital amazonense, foram ofertadas consultas médicas em nove especialidades, como: Cardiologia, reumatologia, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria e dermatologia. Os pacientes, também, realizaram exames de mamografia, eletrocardiograma, ultrassonografia de abdome total, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C e receberam aplicação de vacinas.
O titular da SES enfatizou que a paralização nos atendimentos especializados, durante o período da pandemia de covid 19, contribuiu para o crescimento das filas de espera.
Os próximos mutirões de consultas e exames especializados devem ser realizados nas próximas semanas, em outras zonas da cidade. A Secretaria Estadual de Saúde vai divulgar os locais, endereços e quantidades de vagas que serão disponibilizadas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar