BR-174: Moradores da zona rural terão ações de saúde ampliadas

O processo de territorialização de parte da BR-174, em uma ação pioneira no país intitulada “Projeto Ada”, terminou nesta semana. A atividade realizada pela Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa) visa ampliar ações de saúde a moradores da zona Rural da capital.Os resultados foram apresentados na Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Ada Viana, localizada no quilômetro 41 da BR-174.

Os avanços da redefinição das áreas e microáreas dos territórios rurais, localizados na extensão do quilômetro 9 ao 98 da BR-174 apresentaram a inserção de novas famílias cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS). O mapeamento atualizado de novos usuários foi feito com o aplicativo E-SUS Território, do Ministério da Saúde. Como destaca o diretor do Departamento do Distrito de Saúde Rural, Rubens dos Santos.

Até então, cerca de 1,7 mil pessoas estavam cadastradas no território da unidade. Com o Projeto ADA, foi possível identificar uma população de 3.090 pessoas vivendo nessa mesma área, e todas já estão devidamente nos sistemas oficiais de saúde. Esse público foi identificado em 63 localidades, como ramais, vicinais, vilas e pequenas comunidades. Um dos grandes benefícios do levantamento é o georreferenciamento de cada um desses pontos, com a indicação das rotas de acesso para cada localidade.

O próximo passo do “Projeto Ada” será a contagem populaconal e a descrição de alguns territórios das proximidades dos Rios Negro e Amazonas. Com o mapeamento completo, os serviços de saúde serão ampliados também à população rural.

 

Rádio Rio Mar

Victor Cruz / Semsa