Senado autoriza Amazonas a contrair empréstimo de R$ 1 bilhão

O Plenário do Senado aprovou, nessa quarta-feira (1), a autorização para que o estado do Amazonas faça um empréstimo de 200 milhões de dólares com o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A transação, equivalente a R$ 1 bilhão terá garantia da União.

Os recursos deverão ser aplicados no Pro-Sustentável, programa do governo amazonense que abrange ações de recuperação fiscal e investimentos sociais. Entre elas estão o controle da dívida pública, a renovação do Portal de Transparência do estado, a ampliação do Bolsa Floresta (programa de estímulo à conservação ambiental) e investimentos em saúde.

Em nota, o Governo do Amazonas informou que solicitou o apoio financeiro em 2019 para o Programa de Sustentabilidade Fiscal, Econômica, Social e Ambiental e que a assinatura do convênio não é imediata, uma vez que após a aprovação pelo Senado Federal, o pedido retorna ao executivo Federal para providências, precisando passar por alguns trâmites até a assinatura final.

Nesta semana, a Assembleia Legislativa do Amazonas recebeu uma Mensagem Governamental para autorizar outro empréstimo de U$ 80 milhões junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Em julho deste ano, os deputados deram aval para um empréstimo de mais de 1 bilhão. O assunto gerou debate da oposição na Assembleia Legislativa.

Foto: Divulgação / Senado Federal