Segurança na Internet: saiba como evitar ser vítima de crimes virtuais

Número de golpes e fraudes aumentam no Amazonas; saiba como evitá-los.

Crime Cibernético é toda e qualquer atividade ilícita, praticada na internet com o uso de dispositivos eletrônicos. As práticas envolvem desde a disseminação de vírus por meio de links enviados por e-mail, mensagem ou até Invasões de sistemas operacionais. A prática tem se tornado comum por criminosos, e conhecer alguém que já tenha sido uma vítima desse tipo de crime também, como explica o delegado Antônio Rondon, titular da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos.

No Amazonas, um dos crimes cibernéticos que lidera o raking, é o estelionato. Em 2022, foram 2.482 casos, e em 2023 esse número aumentou para 3.112. O titular da Especializada alerta que os tipos de golpes aplicados na internet são diversos, por isso, a orientação é se prevenir, e desconfiar de todo tipo de comunicação que envolve as contas bancárias.

As denúncias podem ser registradas na delegacia mais próxima ou na Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), localizada nas dependências da Delegacia Geral (DG), na avenida Pedro Teixeira, na zona Centro-Oeste de Manaus. A vítima precisa juntar materiais que comprovem o crime como prints, boletos falsos e outros documentos que possam auxiliar o trabalho de investigação.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar