O nível do Rio já alcança 29,10 metros, e já ultrapassa a cota de inundação severa, de acordo com os dados do Porto de Manaus. A cota ultrapassou a média prevista pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para o período, que era de 29,40 metros.
De acordo com o órgão, na atual fase em que o rio se encontra, a área atingida pode sofrer danos severos, e por isso recebe esse nome. Cerca de 4 mil famílias na capital e em comunidades do interior, infelizmente tendem a ser afetadas com a subida do rio.
O Secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Fernando Paiva Pires, explicou como está sendo realizado o acompanhamento dessas famílias.
Atualmente, com a cota considerada severa, em todo o estado, 37 municípios estão em situação de alerta, que é quando já existe a previsão de fortes chuvas. Entre esses municípios estão Tapauá, Beruri, Autazes, Boa Vista do Ramos e Codajás.
Outros 18 municípios estão em situação de emergência, que é quando os estragos são ainda maiores. Borba, Manacapuru, Careiro da Várzea, Itacoatiara e Rio Preto da Eva estão entre as cidades nessa situação.
Três cidades do interior estão em em estado de atenção, que acontece quando as chuvas possuem potencial para a formação de alagamentos. São eles: Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos.
A cota máxima do Rio Negro deve ser atingida no mês de junho, com previsão de alcance entre 28 metros e setenta centímetros e 30 metros e dez centímetros. Por enquanto, resta acompanhar o plano de contingência da operação cheia em 2022, e torcer para que a situação seja normalizada.
Municípios em situação de Alerta: 37
Calha do Purus: Tapauá, Beruri, Pauini
Calha do Madeira: Nova Olinda do Norte
Calha do Alto Solimões: São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins
Calha do Médio Solimões: Jutaí, Fonte Boa, Japurá, Maraã, Uarini, Alvarães, Tefé, Coari
Calha do Baixo Solimões: Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Iranduba, Manaquiri, Careiro Castanho
Calha do Médio Amazonas: Presidente Figueiredo, Silves, Autazes, Urucurituba, Itapiranga
Calha do Baixo Amazonas: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Parintins, Maués
Calha do Rio Negro: Manaus, Novo Airão
Municípios em situação de Emergência: 18
Calha do Juruá: Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé, Juruá, Carauari
Calha do Purus: Boca do Acre, Lábrea, Canutama
Calha do Madeira: Borba
Calha do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga
Calha do Baixo Solimões: Manacapuru, Careiro da Várzea
Calha do Médio Amazonas: Itacoatiara, Rio Preto da Eva
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar