Reajuste da educação é aprovado, mas categoria afirma que decisão desrespeita a mesa de negociação

Nessa terça-feira (20), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 547 de 2023, encaminhado pelo Governo do Estado, que reajusta em 8% a remuneração dos servidores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). O valor é referente à data-base de 2022.

O PL também garante o regime complementar para coordenadores distritais e regionais de educação e aos secretários escolares. A mensagem governamental, com as alterações na remuneração dos profissionais, foi encaminhada à Aleam no início deste mês.

Antes, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) previa regime complementar apenas para professores, pedagogos e servidores atuando nas funções de gestor escolar e assessor de gestão educacional.

Posicionamento dos Servidores da Educação

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, afirmou que a decisão desrespeita a mesa de negociação que chegou a 15,19%. Segundo ela, a categoria quer saber o que aconteceu entre a noite do dia 31 de maio e a manhã do dia 1º de junho para ocorrer a mudança.

Ouça o áudio:

Nesta quinta-feira (22), acontece uma segunda audiência de conciliação sobre a data-base 2022 e as progressões horizontais e verticais que foi judicializada no ano passado.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Aleam e Rádio Rio Mar