Rádio Rio Mar vence prêmio Fapeam com reportagem sobre tratamento simplificado de água

A rádio Rio Mar conquistou o Prêmio Fapeam de CT&I- Edição 2024, na categoria Profissional de Comunicação – Rádio. A entrega ocorreu, nesta segunda-feira (27), no Museu da Amazônia (Musa), zona Norte de Manaus.

A reportagem intitulada “Ciência une saneamento e respeito ao meio ambiente em projeto de tratamento simplificado de água para áreas onde empresas e poder público não chegam” foi escrita pelo jornalista Bruno Elander.

A premiação ocorreu no Museu da Amazônia e contemplou 13 vencedores

O jornalista da Rádio Rio Mar reforçou a importância de divulgar a ciência para a população.

“É gratificante poder contribuir para a popularização da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas e receber esse reconhecimento. É um desafio comunicar esses assuntos de forma que eles possam ser compreendidos por todos, mas também é uma satisfação quando conseguimos. Gostaria de parabenizar a Rádio Rio Mar pela missão de promover a cidadania e informar a população de maneira direta e clara, assim como a Fapeam, que nos estimula a popularizar essas áreas de conhecimento na sociedade”, destaca Bruno Elander.

A reportagem vencedora aborda a indefinição sobre o responsável por garantir acesso à água potável dos cidadãos brasileiros que vivem fora do perímetro urbano de Manaus, como as comunidades rurais e ribeirinhas e como a ciência auxilia para levar soluções e dignidade à população. E o melhor, sem agredir o meio ambiente.

A premiação contemplou profissionais em categorias como Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Professor Ciência na Escola e Profissional de Comunicação. No total, 13 candidatos receberam a premiação.

Durante a cerimônia, o Governo do Estado lançou oito programas na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, com investimentos na ordem de R$ 59 milhões. Os editais podem ser conferidos AQUI.

Homenagem

O Prêmio Fapeam de CT&I- Edição 2024 homenageou o pesquisador Ennio Candotti por sua atuação no Amazonas como pesquisador e entusiasta da popularização da ciência e da divulgação científica. Ele desempenhou o papel de diretor  na fundação do Museu da Amazônia (Musa)por 15 anos em Manaus.

Esta é a segunda vez que a Rádio Rio Mar conquista o prêmio Fapeam. Em 2021, a emissora garantiu o primeiro lugar com uma reportagem sobre desmatamento e mineração, também escrita pelo jornalista Bruno Elander.

Rádio Rio Mar vence o Prêmio Fapeam com reportagem sobre desmatamento e mineração

 

Da redação – Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo pessoal