São 129 pacientes do Projeto RespirAr que receberam alta nesta sexta-feira (15/07). Eles passaram por todo o processo de fisioterapia e educação física e agora, estão aptos para realizarem suas atividades.
Ronildo Costa faz parte desse grupo, ele chegou a ficar com 75% do pulmão comprometido devido a covid-19, foi internado e quase ficou entubado, e após pegar alta teve várias sequelas, a maioria respiratória. Com a ajuda dos exercícios fisioterápicos, ele recuperou a autonomia e alegria de viver.
- Mais de 1,5 milhão estão com doses da vacina contra a Covid-19 pendentes em Manaus
- Com o aumento de casos de Covid-19, especialistas alertam sobre a importância da imunização
Para conseguir esse resultado, foi necessária muita dedicação no tratamento, Ronildo tinha medo de não conseguir voltar a vida normal ao passar pela pior fase da doença.
De acordo com o Diretor Presidente da FaAr, Jorge Oliveira, o projeto é referência internacional, e já realizou mais de 120 mil atendimentos até maio deste ano.
Para participar do programa basta procurar uma unidade básica de saúde. O projeto oferece sessões de fisioterapia pulmonar gratuitas para pacientes com sequelas da covid-19, e atende em 10 núcleos espalhados pela capital amazonense.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar