O Projeto “Mirante e Largo da Ilha de São Vicente” foi enviado, essa semana, para a Comissão Municipal de Licitação – CML. Considerado como uma das maiores obras de reabilitação e reuso do Centro Histórico de Manaus, o projeto segue agora para a elaboração do edital de concorrência pública e posterior execução.
O imóvel de quatro andares localizado entre a avenida 7 de Setembro e a rua Visconde de Mauá, encontra-se abandonado há décadas. O projeto de reestruturação é de autoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano – Implurb, que prevê a requalificação total do espaço e interligação com outras obras que fazem parte do programa de reforma do Centro Histórico de Manaus.
O vice-presidente do Implurb, Claudemir Andrade, destaca a importância desse projeto que vai reorganizar a área onde iniciou a cidade de Manaus.
No edifício Mirante da Ilha, funcionava a antiga Companhia Energética do Amazonas – Ceam. O local vai dar espaço a uma moderna arquitetura que vai abrigar um complexo de lazer e negócios, com foco no turismo. O prédio terá estrutura coberta, com vãos vazados que vão permitir, em vários níveis, uma vista privilegiada para o rio Negro.
O urbanista detalha a diversidade de espaços que vão ser construídos na área.
A previsão da entrega do complexo turístico, segundo a Prefeitura de Manaus, é para 2023.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar