Programa ‘Em Diálogo’ analisa principais pontos do texto final aprovado no Sínodo

A terceira edição do Programa Em Diálogo foi ao ar nesta segunda-feira, de 9h às 10h da manhã, na Rádio Rio Mar, e abordou os principais aspectos do documento final aprovado pelos bispos da Pan-Amazônia durante o Sínodo, no mês passado. Os convidados foram o reitor do Seminário São José, Zenildo Lima, a irmã paulina Gervis Monteiro e a indígena Marcivana Paiva, da etnia Sateré Mawé e membro da Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Manaus. Todos participaram do processo pré-sinodal, das escutas e das reuniões com o Papa Francisco, no Vaticano, como auditores.

O programa abordou os principais aspectos do documento final aprovado pelos bispos da Pan-Amazônia durante o Sínodo

Conforme o padre Zenildo Lima, a palavra conversão é a palavra chave de todo o documento final, que tem 120 parágrafos. Isso porque a ideia central é difundir a necessidade de modificar a forma de pensar a ecologia e pavimentar novos caminhos para a comunhão entre homem e natureza.

Ele também falou do tema que gerou maior repercussão, que foi a abertura da possibilidade da ordenação de homens casados na Amazônia. Lembrou que o assunto não pode ser retirado do contexto sinodal, pois se trata de uma tentativa de vencer o desafio das distâncias amazônicas em prol da evangelização e da ecologia integral.

 Padre Zenildo Lima explicou que a polêmica se estabeleceu porque as pessoas acham que a mudança proposta vai ser aplicada a toda a igreja, quando, na verdade, se trata de suprir uma necessidade da Pan-Amazônia.

Outra sugestão apresentada no documento final foi a criação de um ministério para as mulheres e o diaconato feminino. A irmã Gervis Monteiro disse ter observado, durante o Sínodo, quanto a este tema, o mesmo sentimento de dúvida quanto às reflexões sobre ordenação de homens casados.

Gervis Monteiro acredita que a presença das mulheres no Sínodo contribuiu para a formação de um novo olhar para a participação feminina na Igreja.

Por fim, o padre Zenildo Lima pediu consciência da sociedade, para que procure se informar e não replique desinformação.

O próximo programa Em Diálogo vai ser no dia 23 de dezembro e vai ter como tema a abordagem dos excluídos e marginalizados, às vésperas do Natal.

Confira programa completo: 

Bruno Elander – Rádio Rio Mar