O setor foi marcado por números negativos ao longo de 2024, a nível estadual e nacional.
A Produção Industrial no Amazonas registrou saldo positivo de 1,7%, em outubro, na comparação com o mês anterior quando teve queda de 3,0%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o Estado também alcançou número positivo, de 4,3%, após dois meses de variação negativa nesse índice. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Comércio varejista do Amazonas tem retração de 3,0% em outubro deste ano
- Em novembro, os custos da Construção Civil no Amazonas ficaram estáveis em 0,6%
Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que no acumulado do ano e dos últimos 12 meses, a indústria amazonense revela um cenário de incertezas para as próximas avaliações.
Ainda segundo Rezende, a comparação entre outubro de 2024 com o mesmo período de 2023, mostra pouco avanço da indústria amazonense.
As atividades industriais do Amazonas, em outubro, que tiveram os melhores desempenhos foram a fabricação de produtos diversos; seguida da fabricação de artefatos de joalheria, bicicletas, esteiras ergométricas e lentes para óculos; de máquinas, aparelhos e materiais elétricos; e a fabricação de produtos químicos. Já as com os piores desempenhos, foram a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis; seguida da fabricação de bebidas, e indústrias extrativas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar