Produção Industrial do Amazonas estagnou em julho e cresce em apenas dois meses de 2025

Em Julho deste ano, a Produção Industrial do Amazonas estagnou e ficou em 0,0%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice paralisou e ficou também em 0,0%. No acumulado do ano, crescimento foi quase nulo, e ficou em 0,1%. Já no acumulado em 12 meses, o índice ficou positivo em 1,7%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

(Imagem Divulgação)

(Imagem Divulgação)

Adjalma Nogueira, coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, explica que a queda na produção do setor industrial do Estado tem sido persistente ao longo de 2025, com crescimento registrado em apenas dois meses.

Entre os Estados pesquisados em julho deste ano, o Amazonas ficou na 11ª posição do ranking nacional no volume de produção industrial, posição intermediária. As Unidades da Federação que tiveram os melhores resultados foram o Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os piores resultados, ficaram com os Estados do Paraná, Bahia e Minas Gerais.

Mesmo com estagnação registrada em julho, setores da indústria amazonense registraram bom desempenho.

A série histórica, que vai de janeiro de 2002 a maio de 2025, mostra que o maior pico da produção industrial do Amazonas foi em abril de 2011 e, a maior retração, foi registrada em abril de 2020.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto