Prefeitura realiza ação para minimizar impactos gerados pela cheia em comunidades ribeirinhas

Devido a elevação das águas, áreas de comunidades ribeirinhas que são diretamente impactadas pela cheia, receberam nesse fim de semana, ações do Plano de Contingência da Operação Cheia 2022. A vistoria faz parte da fase de preparação para resposta ao desastre de enchente do rio Amazonas. A estimativa é de que 14 comunidades sejam afetadas, principalmente as que estão localizadas à margem esquerda do rio, ainda dentro do perímetro de Manaus.

Prefeitura realiza ação para minimizar impactos gerados pela subida dos rios em comunidades ribeirinhas.

Prefeitura realiza ação para minimizar impactos gerados pela subida dos rios em comunidades ribeirinhas

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, coronel Fernando Junior, devido a celeridade e a situação encontrada nas comunidades, a expectativa é de que em breve seja decretada situação de emergência.

O Secretário ressalta que a visita nas comunidades teve o objetivo de fazer um levantamento da real situação dos moradores dessas áreas, para que caso esse ano chegue na cota registrada em 2021, ou ultrapasse os 30 metros e 02 centímetros, o órgão consiga dar uma resposta imediata para minimizar os problemas enfrentados pelos comunitários.

A defesa civil ressalta que os moradores de locais atingidos tanto na capital, como no interior podem solicitar visita técnica do órgão por meio do Zap Cheia, através do número 98431-7941, que funciona apenas para envio de mensagens de texto e vídeos, de segunda a sexta-feira, das 08h as 14h.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar