Representantes da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas discutiram, nessa quinta-feira (11), os critérios para flexibilizar medidas de segurança contra a Covid-19 na capital, incluindo a liberação do não uso de máscaras em locais abertos.
O objetivo do encontro, segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, foi definir as regras para a liberação do equipamento de proteção em ambientes específicos dentro de condições de segurança para a população.
“Até o momento, o Ministério da Saúde não definiu critérios para flexibilização, e as decisões quanto a isso têm sido tomadas diretamente por Estados e municípios, por isso solicitamos à Secretaria de Estado da Saúde e à Fundação de Vigilância em Saúde essa reunião de alinhamento, para discutirmos e oficializarmos as regras de relaxamento no que diz respeito ao uso da máscara em nossa cidade”, explicou Shádia.
Também participaram da reunião o subsecretário de gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, o secretário da SES, Anoar Samad, a secretária Adjunta de Políticas da Saúde, Nayara Maksoud, e a diretora-presidente da FVS, Tatiana Amorim.
Conforme a Shádia Fraxe, a normatização será elaborada em conjunto e vai levar em conta o percentual de imunização da população e outras variáveis, como indicadores de risco, internações e óbitos pela doença no cenário atual.
Para o secretário estadual de saúde, Anoar Samad, por conta do período chuvoso, quando as doenças respiratórias têm maior incidência, é importante que o Estado tenha um percentual de imunizados maior que o observado pelos locais que já liberaram o uso de máscaras em lugares abertos.
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação/Semsa