Urbanismo Social de Manaus, esse é nome do projeto lançado nessa segunda-feira 09/10, pela Prefeitura em parceria com a Fundação Tellescom. O programa tem o objetivo de transformar a capital amazonense em uma cidade inclusiva e sustentável. O evento de lançamento ocorreu no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico de Manaus.
- Manaus amplia sepultamentos em gavetas para aproveitamento dos espaços nos cemitérios públicos
- Serviços de transporte são fiscalizados na zona Sul de Manaus
Urbanismo social é uma estratégia de intervenção urbana que, a partir de ações integradas entre vários órgãos, possibilita a transformação de áreas vulneráveis em espaços inclusivos, reduzindo as desigualdades. Em Manaus, o projeto será desenvolvido em etapas, sendo a primeira delas, o levantamento de dados de diversas áreas.
A previsão é que em dezembro de 2023 o resultado do diagnóstico seja divulgado, destaca o vice-presidente do Conselho de Gestão Estratégica do município, Alessandro Moreira.
A segunda etapa vai ouvir a população, por meio de uma plataforma de georreferenciamento, para entender as prioridades dos bairros e como aplicar melhor os recursos públicos. Saúde, educação, infraestrutura, habitação, mobilidade, segurança, trânsito e tecnologia são alguns dos segmentos que vão ser contemplados no programa. As ações vão começar pelas zonas Norte e Leste da cidade, explica Alessandro Moreira.
As primeiras etapas do programa não terão custos para os cofres públicos, já que fazem parte da contrapartida da Fundação Tellescom.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar