Manaus amplia sepultamentos em gavetas para aproveitamento dos espaços nos cemitérios públicos

Para se adequar a uma tendência mundial, de otimização de espaços, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) começou a realizar sepultamentos em gavetas, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, Tarumã, zona Oeste.

Dos 39 sepultamentos realizados entre a última quarta e quinta-feira, dias 4 e 5, 18 foram feitos nesse novo formato, de um total de 6 mil gavetas públicas já disponibilizadas nessa primeira etapa do projeto de verticalização de jazigos.

As famílias também têm a opção de realizar a cremação. Esse é outro serviço disponibilizado atualmente pela pasta, em parceria com crematório local.

O sepultamento, com a abertura de cova, continuará sendo feito em outro cemitério público, o de Nossa Senhora da Piedade, localizado na avenida Torquato Tapajós, no Tarumã, ou no cemitério onde as famílias tenham jazigo concedido pelo município, desde que esteja regularizado e dentro do prazo legal.

De acordo com o secretário da Semulsp, Sabá Reis, já são limitados os espaços para o sepultamento tradicional, nos seis cemitérios públicos localizados na área urbana da cidade. Por isso, a necessidade da expansão, agora, verticalizada (sepultamentos em gavetas).

Está em processo de licitação a construção da próxima etapa dos módulos de sepulturas verticais, também no cemitério Nossa Senhora Aparecida, devendo chegar a um total de 22 mil gavetas. No local, tendas também serão construídas, para que os familiares possam fazer pequenas cerimônias de despedida dos entes queridos.

Recadastramento

As famílias que têm jazigos concedidos pela prefeitura não podem deixar de fazer o recadastramento a cada quatro anos, conforme estabelece o prazo legal, bem como fazer a manutenção do espaço. Caso contrário, poderá perder o jazigo, já que se trata de uma concessão pública.

Em caso de recadastramento, as famílias devem ir até a sede da secretaria de limpeza pública, localizada na avenida Brasil, 1.335, Compensa, zona Oeste. E levar cópias da Certidão de Óbito do ente falecido, bem como a Certidão da Sepultura (DAM), além de documento de identificação do responsável pelo jazido, RG e CPF e comprovante de residência, e Certidão de Casamento, se cônjuge. Mais informações pelo telefone: 98842-1203.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação