Manaus oferece serviços de combate ao fumo com ambulatórios de tratamento 

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), destaca a importância dos serviços oferecidos nos Ambulatórios de Tratamento ao Fumante. A rede municipal de saúde conta com 16 Ambulatórios de Tratamento de Fumantes, que funcionam em 16 Unidades de Saúde, localizadas nas zonas Norte, Sul, Oeste, Leste e rural, oferecendo tratamento gratuito, para as pessoas que querem abandonar o uso do cigarro.

“Mais de 50 doenças estão relacionadas ao uso do cigarro e fumantes têm um risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer um infarto ou de desenvolver bronquite crônica, e duas vezes mais chances de sofrer derrame cerebral. Por tudo isso, os serviços dos ambulatórios são importantes no atendimento de pessoas que querem abandonar o uso do cigarro ou de outros produtos derivados do tabaco, mas que não conseguem sozinhas e precisam de apoio profissional”, pontua a secretária municipal de Saúde, médica Shádia Fraxe,

Os 16 Ambulatórios de Tratamento de Fumantes realizam atendimento nas zonas urbana e rural de Manaus, sendo cinco na zona Norte, três na zona Leste, dois na zona Oeste, três na zona Sul e três na zona rural.

A chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudáveis da Semsa, Valéria Duarte Rojas, informa que o tratamento nos Ambulatórios de Fumantes é baseado na abordagem cognitiva comportamental e, quando necessário, há o suporte medicamentoso, e as atividades acontecem em sessões individuais ou em grupos de apoio, com uma equipe profissional multidisciplinar da Unidade de Saúde capacitada para o atendimento.

“O objetivo final desse trabalho é oferecer ao fumante orientações sobre mudanças de comportamento e os instrumentos necessários para que possa abandonar o uso do cigarro, buscando uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e menos risco de desenvolver doenças como diabetes e hipertensão, câncer, doenças cardíacas e pulmonares”, ressalta Valéria Rojas.

Para obter mais informações sobre o Programa de Controle do Tabagismo, a Semsa também disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), canal de comunicação que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ambulatórios para tratamento de fumantes

Norte

1 – UBS Frei Valério – rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel;
2 – UBS Sálvio Belota – rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina;
3 – UBS Armando Mendes – rua 5, s/nº, conjunto Manoa;
4 – Policlínica Anna Barreto – avenida Grande Circular, s/nº, Monte Sião;
5 – UBS José Figlioulo – rua Rios Arinos, s/nº – conjunto Residencial Viver Melhor;

Sul

6 – USF Dr. Luiz Montenegro – rua Pico das Águas, 527, Nossa Senhora das Graças;
7 – UBS Petrópolis – rua Delfim de Souza, s/nº, Petrópolis;
8 – UBS Nilton Lins – avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Flores

Disa Leste

9 – UBS Ivone Lima dos Santos – rua 8, s/nº, Coroado 3;
10 – UBS Amazonas Palhano – rua Antonio Matias, s/nº, São José 2;
11 – UBS Mauazinho – rua Rio Negro, 113, Mauazinho;

Disa Oeste

12 – Clínica da Família José Raimundo Franco de Sá – rua V, 150, Nova Esperança 1;
13 – Policlínica Djalma Batista – rua 23 de Dezembro, s/nº, Compensa 3;

Disa Rural

14 – USFR São Pedro Km 35, Rodovia AM-010;
15 – UBFR Ephigênio Sales, quilômetro 41 AM-010 (Manaus – Itacoatiara);
16 – UBFR Pau Rosa quilômetro 21, BR-174 (Manaus – Boa Vista) – Ramal do Pau-Rosa.

Fonte: Semcom

Foto: Altemar Alcântara / Arquivo/Semcom