O Pré Natal do Parceiro foi normatizado pelo Ministério da Saúde em 2011. A iniciativa surgiu para prevenir doenças e combater desigualdades, além de estimular a paternidade ativa, bem como cuidadora antes, durante e depois do nascimento. Em Manaus, o serviço é disponibilizado pelas unidades de saúde municipais desde 2018.
Esta é considerada uma das frentes de trabalho da Secretaria de Saúde Manaus (Semsa) para que a população masculina desenvolva o hábito de buscar a prevenção dos problemas de saúde. O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, explica que esse conjunto de cuidados acaba funcionando como uma porta de entrada para os homens na rede de atenção básica.
A vinculação do homem a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tem início quando o casal chega até a unidade. Após a realização do teste de gravidez, independentemente do resultado, a equipe de saúde encaminha o usuário para a realização de testes rápidos e exames de rotina, além da atualização do cartão de vacinas.
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam) mostra que ao ser implantado em Manaus, em 2018, o Pré-Natal do Parceiro registrou 196 consultas. Em 2019, foram 5.423 e, em 2020, houve uma elevação significativa com 9.814 consultas. No ano seguinte, 2021, apesar da pandemia pela Covid-19, 7.881 foram realizadas, enquanto que o ano de 2022 fechou com 9.846 atendimentos. De janeiro a maio deste ano, aconteceram 3.447 acompanhamentos dentro da estratégia do Pré-Natal do Parceiro.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação Semsa