Festejos de Nossa Senhora Aparecida resgatam importância da vida em meio à crise da pandemia

“Maria: a mãe da Amazônia” foi o tema escolhido para a realização dos festejos da padroeira do Brasil 2020, em Manaus. O objetivo é resgatar o sentido do cuidado com a vida, seja vegetal, animal ou humana. A programação do novenário iniciou no dia 03 e segue até o dia 12 de outubro na Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, localizado na rua Alexandre Amorim, bairro Aparecida, zona Sul de Manaus.

 

O reitor do Santuário, padre Agildo Alves, ressalta a importância da temática do novenário, trazendo sempre um subtema para cada noite, em meio a pandemia da Covid-19 e da exploração ilegal do bioma amazônico. “O sentido maior é colocar em pauta o valor que a vida representa para todos, como por exemplo, o cuidado que Maria teve com Jesus, enquanto criança, quando necessitava de cuidados e proteção. Nesse sentido, queremos propor uma reflexão sobre as circunstâncias em que a vida amazônica está sendo afetada”, disse.

 

Já no dia 12 (segunda-feira), dia de Aparecida, as comemorações começaram às 5h30 com a Oração da Aurora. Em seguida, aconteceu a carreata com a imagem da Santa pelo bairro Aparecida e bênção dos veículos. Às 8h00 a festividade continua com  missa solene e, às 10h00 Missa das Crianças.

 

Pela tarde a programação inclui “Missa pela Vida” ao meio-dia (12h), Ofício de Nossa Senhora e Terço Mariano às 14 horas. A acolhida e a tradicional procissão serão substituídas pela Celebração Eucarística a partir das 16h00 e após uma grande carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida às 17h00. Por fim, a missa de encerramento será realizada na área externa da Igreja, por volta das 18h30 e será transmitida por telões.

 

História de Aparecida

A imagem foi encontrada em 1717 pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves nas águas do rio Paraíba, próximo do Porto de Itaguaçu, na Vila de Guaratinguetá, em São Paulo. Os três estavam  há dias sem pescar e com a missão de levar peixe para a festa de recepção do famoso Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, governante da capitania da cidade de São Paulo e de Minas de Ouro na época, que estava de passagem pela cidade.

 

Esperançosos, eles fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus para que voltassem fartos de peixes para a festança. Quando estavam quase desistindo da pescaria, João Alves arremessou a rede novamente e fisgou uma parte do corpo da imagem escura de Nossa Senhora Aparecida. Emocionado, lançou a rede pela segunda vez conseguindo fisgar a cabeça da imagem. Em seguida veio o milagre. As redes enchiam-se de peixes, o que os deixou preocupados com o perigo do barco virar e perder todos os peixes apanhados.

 

Sobre a Data

 

No dia 12 de outubro é comemorado nacionalmente o dia de Nossa Senhora Aparecida. Data estipulada desde o ano de 1980, com a consagração da Basílica pelo Papa João Paulo II. A Basílica aloja até 45 mil fieis e é o quarto maior santuário mais visitado em todo o mundo. Atualmente, a imagem é protegida por um nicho no Santuário Nacional de Aparecida, que atrai mais de 10 milhões de devotos por ano.