População volta às urnas para segundo turno das eleições

População volta as urnas para segundo turno das eleições

População volta as urnas para segundo turno das eleições

Neste domingo os eleitores retornaram às urnas para votar. O segundo turno das eleições no país é marcado pela escolha do Presidente da República e para o Governo do Estado. São 15 estados brasileiros que realizaram o segundo turno, entre eles o Amazonas. A corrida pela vaga foi entre Wilson Lima (União Brasil) que busca a reeleição e Eduardo Braga (MDB).

São 2.467.748 eleitores aptos a votar no Amazonas, 1.415.958 na capital e 1.051.790 no interior. Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em unificar o horário de forma simultânea pelo horário de Brasília, mas uma vez a população acordou cedo para garantir os primeiros lugares da fila, como senhor José Basílio de 69 anos, que acordou antes da abertura dos portões para votar no Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado na Avenida 7 de setembro, centro da capital. O eleitor relata que vota porque deseja um país melhor, com mais emprego e políticas públicas que atendam com amor a população.

A votação teve início às 7h e término às 16h na maioria dos municípios do Amazonas. Já em Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí a votação iniciou às 6h e terminou às 15h.

O voto é um direito constitucional e permite aos cidadãos a participação no exercício da democracia. As expectativas para o eleito à Presidência da República e Governo do Amazonas para os próximos quatros anos de mandato são muitas.  O enfermeiro Aluíno Tinoco, espera por um país que ouça a todos, sem violência, principalmente no que diz respeito ao ativismo religioso, onde se usa do templo para angariar votos para determinado candidato político.

Ouça a matéria em áudio:

Nos próximos quatro anos, o Brasil escreve mais um ciclo na história política.  Nas votações gerais alguns candidatos foram reeleitos, outros assumem o cargo pela primeira vez. O desejo é um só, um país sem fome, sem corrupção, que cresça para todos, um país de paz, destaca o funcionário público, Nardy Pereira.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar