Poluição visual é um dos entraves no projeto de revitalização do Centro de Manaus

A poluição visual descaracteriza paisagens afetivas para o cidadão. Atualmente, Manaus realiza o projeto “Nosso Centro”, com obras no complexo de São Vicente, incluindo o mirante Lúcia Almeida, o largo de São Vicente e o Casarão Thiago de Mello, no início da avenida 7 de Setembro e rua Bernardo Ramos. Mas as intervenções na área central da cidade vão além, agora, também abrangem outras áreas do centro histórico.

Para isso, o órgão público regulador dessas medidas está revisando e ampliando a terceira edição do “Manual de Placas – Parâmetros para Publicidade, Bancas e Despoluição Visual de Fachadas no Sítio Histórico e Centro Antigo da Cidade de Manaus”. De acordo com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o trabalho está sob coordenação da arquiteta e urbanista Melissa Toledo. A ideia é ampliar e esclarecer a importância do contexto urbano para questões ambientais, organização espacial e o cuidado e atenção com a estética.

A ideia é que com a posse do manual atualizado as irregularidades, como: placas fora de parâmetros, colocação de toldos, cartazes em locais impróprios, por exemplo, não façam parte do cotidiano visual da cidade.  Elementos que causam poluição e deixam a cidade mais suja.

A nova edição terá as normas e decretos atualizados, além da legislação e penalidade, assim como dados de referência e orientações para os proprietários, empresários, lojistas, comerciantes e similares.  O manual será disponibilizado no site do Implurb (www.implurb.am.gov.br).

 

Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo/divulgação