Parte da oferta de Pentecostes 2024 será destinada ao Rio Grande do Sul

Parte da oferta do Pentecostes 2024 será destinada ao Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira, 15/05, a Arquidiocese de Manaus apresentou a programação do Pentecostes 2024. Este ano com o lema: “Todos Irmãos e Irmãs, no Espírito” a festa acolhe mais de 50 mil fiéis no Centro de Convenções de Manaus, sambódromo. Como gesto de solidariedade, parte da oferta de Pentecostes será destinada ao Rio Grande do Sul.

A decisão de direcionar metade das ofertas do Pentecostes para o Rio Grande do Sul foi anunciada pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner. A iniciativa visa ser uma resposta às necessidades sociais e econômicas enfrentadas pelas pessoas daquela região.

Este ano, a Arquidiocese de Manaus convida todos os fiéis que participam da celebração de Pentecostes a antecipar a oferta que seria feita durante a missa por meio do pix. Esta campanha de antecipação está sendo realizado por conta da dificuldade no acesso a internet no local do evento, que impede a realização de transferência de valores via aplicativo de banco.

Pentecostes é uma festa cristã que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e outros seguidores de Jesus Cristo, conforme registrado no Novo Testamento da Bíblia. Esta festa é comemorada cinquenta dias após o Domingo de Páscoa.

De acordo com os relatos bíblicos, o Pentecostes tem suas raízes na tradição judaica do Shavuot, também conhecido como Festa das Semanas. Shavuot era originalmente uma festa agrícola que ocorria cinquenta dias após a Páscoa judaica. Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita do trigo e também marcava o aniversário da entrega da Torá (Lei) no Monte Sinai. A festa marca o nascimento da Igreja Cristã

Um outro gesto concreto é a doação de um 1kg de alimento não perecível, que será arrecadado pela Cáritas de Manaus e destinado as Cáritas Paroquiais para distribuição a pessoas em vulnerabilidade social e situação de fome.

As doações de alimentos não perecíveis devem ter uma atenção especial no que diz respeito à validade dos produtos. Segundo dados da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, mais de meia tonelada de alimentos foram perdidos por conta de alimentos vencidos ou muito próximos da data de validade máxima, destaca o vice-presidente da Cáritas, Padre Alcimar Araújo.

O evento conta com a colaboração de cerca de 2 mil pessoas distribuídas em diversos serviços como: ornamentação, acolhida, liturgia, logística, animação, arrecadação de alimentos, coleta, divulgação/comunicação, educação ambiental, dentre outros.

Na ocasião, a festa contará com a atuação de Educadores Ambientais, que são responsáveis por orientar os fiéis sobre a destinação correta do lixo. Para reduzir a produção de lixo, não haverá distribuição de folhas de cânticos da missa. Os fiéis deverão acompanhar via QR Code, como explica a coordenadora de pastoral da Arquidiocese, Irmã Rosanna Marchetti.

A programação inicia às 15h com a acolhida dos fiéis. Às 17h inicia a Solenidade, presidida pelo arcebispo Cardeal Leonardo Steiner e com a presença dos bispos auxiliares, bispos eméritos, padres e diáconos que atuam na Arquidiocese de Manaus.

Você acompanha a programação de Pentecostes ao vivo, diretamente do Sambódromo, neste domingo, 19 de maio, pela Rádio Rio Mar 103,5 FM.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar