Papa Leão XIV prorroga missão do cardeal Steiner à frente da Arquidiocese de Manaus

Papa Leão XIV prorroga missão do cardeal Steiner à frente da Arquidiocese de Manaus

O cardeal Leonardo Ulrich Steiner vai continuar no pastoreio da Arquidiocese de Manaus por mais dois anos. A decisão foi feita pelo Papa Leão XIV e comunicada ao clero no dia 28 de novembro. Steiner completou 75 anos no início do mês e, como manda a Igreja, entregou sua renúncia ao Papa.

Mesmo aceitando o pedido, o Papa decidiu que o arcebispo deve permanecer no cargo até 2027. A orientação veio em uma carta assinada pelo núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro, enviada no dia 17 de novembro.

Josy Souza e Cardeal Leonardo Steiner

A manauara Josy Souza atuou por 15 anos na Catedral Metropolitana de Manaus e esteve muito próxima do cardeal na preparação da liturgia das celebrações. Hoje, ela serve na Diocese de Marabá, em Parauapebas, e continua ajudando a Catedral de forma remota, por meio da Pastoral da Comunicação. Josy recorda com alegria o trabalho e os feitos do cardeal.

Ana Neuria e Cardeal Leonardo Steiner

Para agente de pastoral Ana Neuria, do bairro Jorge Teixeira, a notícia foi uma grata surpresa, pois o Cardeal tem muito a contribuir com a Arquidiocese.

No documento, o Santo Padre agradece pelo trabalho do cardeal e pede que ele siga cuidando da Arquidiocese com tranquilidade.

O núncio também pediu que a decisão seja informada aos padres e aos fiéis. Com isso, Steiner segue na liderança da Igreja em Manaus, garantindo continuidade aos projetos e atividades pastorais.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto