Famílias de baixa renda do AM recebem nova parabólica digital, sinal do modelo antigo afeta o 5G

Quem usa antena parabólica em casa, vai precisar trocar o equipamento, é que a frequência Três e Meio giga-hertz, utilizada pela parabólica tradicional, vai passar a ser exclusiva da tecnologia 5g. Para isso, a população de baixa renda, inscrita em programas sociais do governo federal, e que tem a antena tradicional em casa, em funcionamento, já pode solicitar a troca de forma gratuita, o serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade criada pela Anatel.

Famílias recebem nova parabólica digital, sinal antigo afeta o 5G

Famílias recebem nova parabólica digital, sinal antigo afeta o 5G

O CEO da instituição, Leandro Guerra, destaca a importância do engajamento dos usuários de parabólicas em Manaus (AM) para o avanço da troca dos equipamentos, e o início do processo de implementação do 5G no Brasil pelas operadoras de telecomunicações.

A Entidade atua para que todos tenham acesso à informação e saibam o que precisa ser feito para não perder o sinal de TV. As famílias de menor renda, inscritas em programas sociais do Governo Federal, que têm uma parabólica tradicional instalada e em pleno funcionamento, terão direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura não sofrerão qualquer tipo de alteração.

A mudança deve ocorrer de forma obrigatória até janeiro de 2026, até lá, o processo é gradativo, em toda a capital amazonense vão ser entregues 37 mil kits da nova parabólica digital.

Para fazer a troca do equipamento basta entrar em contato com o número 0800 729 2404 ou pelo site www.cigaantenado.com.br/ a instalação é gratuita.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar