No ano que a Lei Maria da penha completa 15 anos, polícia analisa perfil das vítimas

Em alusão à campanha Agosto Lilás, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher analisa o perfil das mulheres que buscam o apoio da Especializada, nas zonas norte e leste de Manaus.

Conforme a delegada Deborah Souza, o perfil mais comum das vítimas que procuram a delegacia norte/leste, é o de mulheres com baixo nível de escolaridade e financeiro, e de variadas idades.

Apesar das diversas iniciativas usadas para incentivar a denúncia, muitas mulheres ainda têm medo, o que as levam a ter um histórico de violências não denunciadas. Esse medo se dá por inúmeras situações.

Para isso, após a realização da denúncia, a delegacia especializada oferece uma rede de acolhimento a essa vítima, para que ela não se sinta desamparada e incentive outras mulheres que passam pela mesma situação a efetuarem a denúncia.

Neste mês de agosto, a Lei Maria da Penha completa 15 anos de existência, desde que foi sancionada em 2006. A campanha Agosto Lilás visa chamar atenção da população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher.

O nome dado à lei é referente à luta da farmacêutica Maria da Penha Fernandes, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento.

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: PC AM