No Amazonas, a maioria dos trabalhadores tem Ensino Médio e Superior incompleto, aponta IBGE

A força de trabalho no Estado aumentou consideravelmente entre 2012 e 2023.

(Foto: Agência Brasil)

(Foto: Agência Brasil)

Em 2023, o Amazonas contabilizou 1,7 milhão de pessoas empregadas. Desse total, 833 mil tinham ensino médio completo e superior incompleto; e 348 mil com ensino superior completo. Dentre o total de pessoas ocupadas no Estado, também foram registrados os grupos com pouca ou nenhuma instrução, sendo 376 mil trabalhadores que não tinham grau de instrução, mas possuíam ensino fundamental incompleto; e 196 mil com ensino fundamental e médio incompleto.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Mercado de Trabalho, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que houve melhora, no Estado, quanto ao número de trabalhadores com instrução.

A pesquisa também aponta crescimento no número de trabalhadores em quase todos os setores da sociedade amazonense.

Ainda segundo Luan Rezende, houve forte redução da representatividade sindical no Amazonas e um significativo aumento da força de trabalho.

Na Região Norte, foram contabilizadas 8,2 milhões pessoas ocupadas, com ensino fundamental completo, ensino médio ou superior completo e incompleto.

 

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar