Movimento denuncia regressão nas políticas para ciclistas em Manaus; em 2021 foram 4 mortes

Saulo Alves, de 33 anos, morreu no último sábado após ser atropelado por um ônibus, em Manaus no dia 13 de julho, na Avenida Brasil. Ele era chefe de cozinha e ciclista e ficou internado por quase 20 dias no Hospital João Lúcio.

Veja as imagens do momento do acidente:

Desde o início do ano, Saulo é o quarto ciclista que perde a vida na capital, segundo o movimento coletivo ‘Pedala Manaus’ e o trigésimo primeiro desde 2013. Foram registrados 18 incidentes envolvendo veículos e ciclistas só em 2021.

O coordenador do Movimento, Paulo Aguiar, lembra que o Prefeito de Manaus David Almeida assinou uma carta compromisso se comprometendo a estabelecer políticas públicas para os ciclistas em seu plano de governo, priorizando o transporte por bicicleta e garantindo segurança e infraestrutura, mas o que se vê, por enquanto, é regressão.

“Parece que a gente regrediu em dez anos, porque se o prefeito foi eleito com esse discurso de modernizar a cidade, fazer uma Manaus diferente, seis meses é mais do que suficiente para começar fazer alguma coisa em prol da bicicleta. O que a gente está pedindo hoje são coisas que pedíamos há 10 anos, ciclovia, campanha, respeito proteção. Nosso discurso deveria ser outro”, afirma.

Plano de mobilidade

Falar sobre bicicleta já não é somente o lazer. A Câmara de vereadores possui uma Comissão de Mobilidade Urbana para discutir políticas públicas, além de uma Frente Parlamentar específica para os ciclistas.

O Plano de Mobilidade Urbana de Manaus, criado em 2015, também prevê ações para esse tipo de locomoção e a Polícia Nacional de Mobilidade Urbana, uma lei federal, estabelece a bicicleta como prioridade. Para o Movimento Pedala Manaus, o que falta é execução. “O que falta é vontade política, cumprir a lei e os vereadores legislarem pró bicicleta, pró mobilidade”, destaca.

Durante a sessão de Câmara dessa segunda-feira, parlamentares comentaram a falta de políticas públicas. Eles lamentaram a insegurança aos ciclistas. Sem ciclovias adequadas, os veículos precisam manter distância mínima de 1,30 m dos ciclistas para garantir a segurança do tráfego, conforme prevê às Leis de Trânsito.

Ouça a reportagem:

O que diz o IMMU

Em nota, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana informou que, em seu Plano Plurianual 2022/2025, tem planejadas diversas atividades e projetos voltados às necessidades dos grupos de ciclismo de Manaus, como atividades educativas, abordagens em conjunto com grupos de ciclistas e campanhas que buscam conscientizar motoristas para o compartilhamento da via e salvar vidas.

Segundo o IMMU, essas ações já estão sendo realizadas desde o início da gestão, haja vista que a modal bicicleta faz parte do plano de governo do Prefeito David Almeida que utiliza a bicicleta como transporte.

Além disso, existe um planejamento em andamento para requalificar toda a rede cicloviária de Manaus, o que envolve reparos em algumas ciclovias, remanejamento de outras e criação de novas.

As ações educativas ocorrem mensalmente e oferecem, além das ações, palestras on-line para formação e conscientização da categoria.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar

Imagens: Michelle Castilho / Pedala Manaus