Nas principais avenidas da capital amazonense é comum motoristas e passageiros se depararem com crianças e adolescentes pedindo dinheiro. Esse é o tipo de exploração mais comum no trabalho infantil. Por trás dos trocados, eles estão sujeitos a uma ampla rede de exploração e agressões.
A Prefeitura de Manaus não consegue determinar a quantidade exata de crianças exploradas, por outro lado, em um mapeamento inédito feito no primeiro semestre do ano, mais de 370 famílias foram abordadas pelo município, todas tinham menores de idade no trabalho infantil. De acordo com a Gerente de Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Geszimar Nery, as famílias passam por uma série de acompanhamentos encabeçados pela Secretaria de Assistência Social para resgatar as crianças.
- Caminhada de sensibilização marca o dia de combate ao trabalho infantil em Manaus
- Prefeitura realiza campanha de sensibilização contra o trabalho infantil nas ruas de Manaus
Manaus é uma cidade que recebe diversos refugiados, e quando as crianças exploradas no trabalho infantil não são brasileiras, as autoridades enfrentam uma série de dificuldades para retirá-las das ruas, como explica o conselheiro tutelar, Kirk Sahdo.
A população pode denunciar os casos de exploração através do disque 100 de forma anônima. No caso de denúncia contra um familiar é necessário que seja feita a identificação.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar