Mapeamento de genoma e perfil clínico será desenvolvido na Fundação Cecon

cecon

As análises serão feitas com base nas informações clínicas dos pacientes (Foto Divulgação)

Um projeto nacional de mapeamento de genoma e perfil clínico está sendo desenvolvido com pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCecon. O objetivo do estudo é avaliar o histórico familiar dos pacientes, para identificar fatores de risco, que podem levar ao desenvolvimento de tumores. As análises serão feitas com base nas informações clínicas dos portadores de câncer de mama, próstata e colorretal, os mais comuns no país.

cecon

O foco da pesquisa são os portadores de câncer de mama, próstata e colorretal (Foto Divulgação)

A expectativa é que o levantamento de dados dure um ano, podendo ser prorrogado por mais um triênio, ou seja, um período de três anos. O projeto é coordenado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional – Proadi-SUS, com parceria do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Fundação Cecon, Ministério da Saúde e instituições de saúde das capitais das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

A Doutora em Imunologia Básica e Aplicada e pesquisadora da Fundação Cecon, Valquíria Alves, explica como vai ocorrer o processo de coleta de dados.

A escolha do câncer de mama como uma das patologias a ser analisada, se deve à alta incidência e mortalidade em decorrência da doença, na população brasileira. Segundo o Instituto Nacional do Câncer – Inca, em 2023, estimam-se para o Amazonas, 500 novos casos da enfermidade, sendo o segundo tumor mais frequente entre mulheres do Estado do Amazonas. A pesquisadora destaca os avanços que podem ser alcançados com o programa.

A Fundação Cecon foi escolhida devido a localização na capital amazonense e a boa infraestrutura da instituição para a seleção, coleta, armazenamento e envio de amostras biológicas para o centro coordenador.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar