Amazonas recebe 20 mil doses da vacina Astrazeneca

O Amazonas recebe, nessa quinta-feira (26), um lote de 20 mil doses da vacina da Astrazeneca contra a Covid-19. Os imunizantes serão distribuídos aos municípios do estado para atender as demandas das campanhas de vacinação contra a doença. A distribuição é realizada mediante agendamento realizado pelas secretarias municipais de saúde.

Os imunizantes são distribuídos pela coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI). O lote de vacinas foi armazenado no Centro de Imunobiológicos do Amazonas, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP)

“São imunizantes que vão abastecer os estoques já existentes dos municípios. São vacinas enviadas pelo PNI do Ministério da Saúde que acompanha os estoques de todos os estados e viabilizam o envio desses lotes para evitar o desabastecimento”, destaca Angela Desirée, gerente de Imunização do Amazonas, em exercício.

Cobertura vacinal

A cobertura vacinal contra a Covid-19 alcançou 73,8% no esquema primário (Dose 1 e Dose 2), considerando a população de 3 anos ou mais. Em Manaus, capital do estado, essa cobertura é de 81%. Já o interior do estado apresenta 65,5%.

Novo Centro de Armazenamento

A nova estrutura representa ampliação do espaço para o triplo da capacidade de armazenamento de imunobiológicos, saindo de 76 metros quadrados para 227 metros quadrados. Outro ganho é o sistema de abastecimento de energia próprio, minimizando o risco de perda de imunizantes.

Além disso, o centro representa o fortalecimento do sistema de segurança com o monitoramento de temperatura e controle de acesso com biometria, e sistema de circuito interno de filmagem, ambos 24 horas. Nesse centro, estará reunida a equipe de profissionais de saúde que atuam na Gerência de Imunização (GEIM), setor que coordena o Programa Nacional de Imunização (PNI) no estado, e está lotada no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.

A equipe distribui, aos municípios, vacinas de rotina para crianças menores de 2 anos, além de vacina da hepatite B, DTPa, HPV e Covid-19. O centro também vai abrigar soros terapêuticos, como soro antirrábico e soro antiveneno. O envio dos imunobiológicos ocorre mediante agendamento das secretarias municipais de saúde que controlam os estoques municipais.

Com informações da Agência Amazonas

Fotos: Divulgação/FVS-RCP

Leia também: