Manaus é destaque nacional no diagnóstico e acompanhamento dos casos de hanseníase

De janeiro a julho deste ano, a Semsa realizou 24.786 exames de pele, com o registro de 55 casos novos de hanseníase, sendo três em menores de 15 anos. Houve aumento de 22% na detecção de casos novos em relação ao ano anterior.

A chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, Ingrid Simone informou que os fluxos das Unidades Básicas de Saúde do município foram reorganizados no período da pandemia para facilitar o acesso dos usuários aos exames de pele, o que possibilitou a detecção precoce de casos novos e a manutenção do tratamento entre os pacientes em acompanhamento, para diminuir o abandono, por meio do monitoramento mais efetivo.

Além de representantes do Ministério da Saúde, coordenadores de programas de hanseníase dos demais Estados e capitais brasileiras participarão da webconferência para conhecer as metodologias e as ferramentas tecnológicas utilizadas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsáveis pelo alcance dos indicadores no controle da hanseníase, uma doença secular que desafia a saúde pública no Brasil.

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação